Negócio Imobiliário. Não contrate energia solar até ler esse artigo !!!

 Gostaria de imaginar que vivemos num mundo onde todas as pessoas são honestas, infelizmente isso é utopia e acreditar que o vendedor vai apresentar a coisa da melhor forma pra você é até inocente.

Fiz diversas consultas antes de instalar energia solar na minha casa e por incrível que pareça, todos, absolutamente TODOS passaram um valor único de geração de energia.

O problema é que o sol não bate da mesma forma nos diferentes locais da terrra, nem pelo aspecto geográfico, nem pelo aspecto temporal, você deve imaginar que no verão você tem mais sol presente que no inverno e isso já ajuda entender que os orçamentos são meio sofistas.

Confira o mapa solar por região de acordo com os períodos do ano !!!

energia solar

Você também tem de estar familiarizado com a possibilidade de se trabalhar com energia solar armazenada por você em baterias e com energia solar que você troca com a compania elétrica de sua região.

Você também pode ter uma certa integração entre esses 2 modelos, 1 parte integrada com a compania elétrica e outra parte ligada a baterias que se ativam quando por qualquer motivo a compania elétrica falha em entregar a energia, ao mesmo tempo os ítens cobertos por esse modelo off grid, ou por suas baterias poderiam por exemplo manter a geladeira ligada pra não perder comida......

Se onde você mora ou tem um terreno não passa poste de energia elétrica da compania elétrica de sua cidade, você terá de usar esse modelo de bateria para tudo.

Se você for gerar energia elétrica integrado com a compania elétrica você pode enviar o que sobrar da sua energia solar para outro imóvel ou empreendimento de seu interesse.

Esteja atento a empresa que você vai trabalhar, mesmo que ligada a grandes nomes como a INTELBRAS, pois eu fiz com a empresa de um primo de minha esposa parceiro da referida Intelbras e tive uma vivência bem negativa com o pessoal que trabalhou na instalação.

Desde funcionários fumando e batendo cinzas no chão, até jogar a guimba do cigarro no jardim..... 

Como pode ser visto no vídeo a seguir a Intelbras não parece fiscalizar as obras realizadas por seus parceiros, pois o pessoal trabalhou aqui sem nenhum equipamento de segurança.


            Impermeabilização ao Final do Trabalho            

Na hora de impermeabilizar o telhado usaram uma tinta preta com impermeabilizante num telhado marrom, entendo que a tinta preta impermeabilizante seja mais barata que o impermeabilizante transparente que se adequa a um maior número de espaços, mas sinceramente eu fiquei revoltado.

            Detalhe Técnico das Placas de Energia Solar            

Você também precisa saber que a conexão entre as placas de energia solar podem impactar na forma que elas armazenam e conseguem converter em energia solar se a incidência do sol não for a mesma para todas as placas. Também é importante que você tenha uma pessoa especializada pra analisar o melhor local de se instalar as placas solares, pois o sol poente é mais forte que o nascente e se suas placas estiverem mais voltadas para nascente você vai aproveitar menos do sol.

            A Sustentação das Placas de Energia Solar            

Na maioria dos casos o telhado das casas é usado para suporte das placas fotovoltaicas, a questão é que se o seu telhado não for feito com madeira de lei, se der cupim, a chance de cair é grande, madeiras de baixa qualidade também não tem a mesma sustentação.

Eu não fiquei satisfeito com a base de sustentação da Intelbras, vou mostrar agora o molde.

intelbras solar

Veja que a base de sustentação da intelbras aceita se prender as placas numa parte da ripa, presa por 1 parafuso no centro, isso forma uma alavanca, uma tesoura, mas não uma sustentação forte.
Num telhado bem feito isso pode não afetar, mas eu confesso que não me sinto seguro sobre o que está sendo feito nesse sentido. Vou mostrar a seguir como prenderam a placa aqui em casa, usando 2 furos do suporte que tem 14 furos. Você se sente seguro !!!

energia solar

Vou mostrar na próxima imagem a fragilidade desse ponto central do recurso usado como base de sustentação da energia solar dos produtos intelbras por meio de uma foto que se você aproximar poderá ver que o suporte está deslizando e a haste do ferro preso a base já está mais baixo que o suporte.

energia solar

Como eu reclamei, colocaram uma barra de ferro sobre 2 barras de madeira, mas o nível de ignorancia sobre edificações de quem instala as placas é tão absurdo que ao invés de usar a haste principal da Intelbras no centro da barra, usa a mesma na extremidade oposta ao suporte com metade da placa pra fora tanto da base adicional quanto da madeira.

energia solar intelbras

Eu ainda tive a oportunidade de conversar com o pessoal da compania elétrica que vem pra homologar nosso projeto solar, ligar e integrar a sua rede a da compania elétrica e os mesmos relataram problemas ainda mais graves na estrutura dos projetos solares e instalação.

Não quero desanimar vocês, financeiramente os valores investidos são superiores aos gastos. Só recomendo que busque uma empresa sólida.

Use as informações que você viu aqui a seu favor, se informe bastante, fale com diferentes pessoas e empresas, LEIA O CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO E GARANTIAS.

Por fim, conversei com Lucas da Intelbras. Veja que o funcionário da empresa num papo honesto declara que as coisas tem muito a melhorar.

energia solar intelbras

Por fim, quando enviei vídeos com provas de funcionários trabalhando sem equipamento de segurança, procedimentos de segurança diversos negligenciados e a coisa ficando feia, mudaram um pouco de posição.

intelbras energia solar

Veja que eles falam que o ferro adicional de 3 mm dá segurança, até minha aliança é mais de 2 vezes maior que esse ferro adicional de suporte, medindo 10 mm e não acho que os 10 mm de minha aliança seriam bastante para suportar o peso das placas, meu telhado pode até suportar por ser feito com madeira de primeira qualidade (madeira de lei), telhas também da melhor qualidade, mas pra que me venderam suportes se iam usar meu telhado pra fazer o trabalho destes suportes.

Sobre o meu telhado ter sido pintado de preto a ideia seria pintar de marrom, bem pintar de uma cor próxima a cor original do telhado é gambiarra, o certo seria trocar as telhas e usar um impermeabilizante transparente e pra terem certeza que não quero as telhas que estão no telhado, pintadas de preto contra minha vontade e sem o meu consentimento, podem levar pra colocar na casa da mãe de quem quiserem.

            Minha Impressão Final da Intelbras Solar            

Pagar a mais acreditando em suporte da Intelbras..... gente educada é ótimo, mas eu preciso que o que paguei seja entregue da forma que comprei. Preferiria lidar com gente desprovida de simpatia que me entregasse o que comprei e que desse garantia pelo que vendesse do que ser atendido por gente simpática que foge das responsabilidades e por fim, sinceramente manter um parceiro que coloca funcionários sem equipamento de segurança na casa dos outros é expor os clientes a riscos legais desnecessários.

intelbras

Postar um comentário

0 Comentários